Mais

    Cinco cuidados que os candidatos a emprego devem ter com as redes sociais

    Publicidade

    Antes, ao selecionar candidatos a uma vaga de emprego, o recrutador tinha poucas ferramentas à mão para embasar a sua escolha. Muitas vezes, o processo se resumia a análise de currículo seguida por uma entrevista presencial.

    De alguns anos para cá, o avanço da tecnologia trouxe facilidades para candidatos e recrutadores, como apps de vagas de emprego, portfólios online e entrevistas virtuais. Em meio a tantas inovações positivas, no entanto, as redes sociais podem ser armadilhas.

    Publicidade

    “Hoje, muitos recrutadores conferem o perfil dos candidatos antes da entrevista, ele funciona como uma vitrine, criando assim uma primeira impressão. Os profissionais de RH buscam saber as preferências dos candidatos, a forma como se relacionam com outras pessoas e suas atividades diárias”, explica Bruno Rizzato, diretor do app de empregos Trampolim.

    Segundo o executivo, para quem está no mercado de trabalho, a postura nas redes sociais deve estar alinhada com a postura no dia a dia, sempre com respeito, responsabilidade e, de preferência, sem polêmicas.

    Para vagas de emprego que requerem contato com o público, demonstrar impaciência e agressividade nas redes sociais pode ser uma armadilha. “Neste caso, a pessoa poderia até mesmo usar as redes em seu favor, postando vídeos exaltando suas soft skills e outras habilidades”, complementa Rizzato.

    A cada minuto, 347 mil novos stories são postados no Instagram, 147 mil fotos são publicadas no Facebook e 41 milhões de mensagens são trocadas no WhatsApp, segundo o infográfico Data Never Sleeps de 2020. Pensando nisso, Bruno Rizzato, do Trampolim, lista alguns cuidados que devem ser adotados pelos candidatos nas redes sociais:

    Publicidade

    1 – Rede social não é diário

    Ao postar, tenha cuidado com certos conteúdos. Reclamações online, por exemplo, podem resultar em demissões. Essas publicações podem ser vistas de forma negativa pelos recrutadores.

    2 – Não espalhe fake news

    Na dúvida sobre a veracidade de uma informação, não publique. Não faça comentários preconceituosos e evite polêmicas. Seja respeitoso em suas publicações, a internet não é terra de ninguém.

    3 – Cuidado com o que posta   

    Quando feitas de forma pública, suas publicações podem ser vistas por qualquer pessoa. Cuidado, principalmente, com fotos. Caso considere necessário, mantenha seu perfil privado só para amigos e pessoas de sua confiança.

    4 – Cuidado com a má interpretação

    Evite publicações com duplo sentido. Elas podem ser mal interpretadas. Sempre releia o conteúdo antes de publicá-lo e, se necessário, reescrever seus textos de forma mais clara e objetiva, evitando polêmicas.

    5 – Redes sociais para vagas de emprego

    Em redes sociais e sites focados em empregos, mantenha uma comunicação adequada. Não use palavrões, gírias e evite erros de português. Principalmente, não minta. Suas habilidades serão cobradas no futuro.

    Publicidade

    Artigos recentes

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui