Conheça as principais tendências para a segurança digital corporativa em 2021

Publicidade

Por Otto Pohlmann *

O avanço das tecnologias levou diversos benefícios às empresas, mas trouxe também o desenvolvimento cada vez maior de técnicas maliciosas utilizadas por cibercriminosos. Ano após ano, eles estão mais audaciosos e inovadores na tentativa de invasão à rede e aos dados corporativos. Isso faz com que a segurança digital esteja sempre em pauta na gestão de TI das organizações, demandando que o setor inove constantemente no desenvolvimento de novas soluções e práticas. Ainda que seja fundamental à sobrevivência do negócio, acompanhar essas tendências não é uma tarefa simples diante da quantidade de opções apresentadas (algumas nem tão eficientes assim). Para facilitar, confira os principais tópicos da segurança digital empresarial em 2021:

1 – Rede reforçada para o trabalho remoto

Publicidade

home office foi adotado às pressas por conta da pandemia de covid-19 em 2020. Contudo, a experiência bem-sucedida certamente vai continuar em 2021, mesmo num cenário hipotético de controle do novo coronavírus. Dessa forma, a preocupação com a rede corporativa certamente irá aumentar nos próximos meses. Afinal, com cada colaborador em um local, qualquer descuido com senhas e aplicações pode facilitar a ação de cibercriminosos. Assim, é preciso investir em soluções que gerenciam as senhas dos colaboradores, identificando as “janelas abertas” aproveitadas pelos hackers para invadirem.

2 – Controle o acesso dos colaboradores aos dados

Da mesma forma que a rede, a preocupação com os dados também estará em alta com o avanço do trabalho remoto em 2021. Nesse caso, a principal preocupação é limitar o acesso dos colaboradores a informações consideradas críticas para o negócio. Aqui, o essencial é limitar o acesso do profissional apenas aos dados que ele precisa para executar suas tarefas. Não faz sentido um analista ter acesso aos mesmos conteúdos que o gestor ou diretor. Portanto, o investimento em soluções de controle de acesso certamente estará em alta nos próximos meses.

3 – Invista em múltiplas camadas de segurança

Muitas empresas investem pesadamente em um bom sistema de antivírus e acreditam que seus processos e dados já estão protegidos dos ataques dos cibercriminosos. Ainda que seja importante ter um programa de antivírus atualizado e de qualidade, essa tática é apenas o primeiro passo de uma política de segurança digital efetiva. Os recentes ataques e vazamentos de dados mostram que a adoção de múltiplas camadas de segurança reduz significativamente o risco de invasão e, principalmente, estipulam regras de uso em todos os equipamentos da companhia.

4 – Proteja-se contra o ramsonware

Esse tipo de ataque é extremamente poderoso. Ao penetrar nos sistemas de uma empresa, incapacita o usuário ao encriptar todos os dados da vítima, bloquear o uso do equipamento e solicitar um pesado resgate em dinheiro (normalmente em moedas digitais) para ter o conteúdo de volta. É a grande ameaça do momento e tudo indica que continuará assustando as empresas em 2021. Torna-se fundamental, então, adquirir ferramentas capazes de detectar qualquer encriptação de arquivos na rede e realizar cópias automáticas para garantir a disponibilidade das informações que são alvos do ataque.

5 – Agilize o backup

Sim, é sempre melhor prevenir do que remediar. Mas também é preciso ter um plano de ação caso os cibercriminosos consigam atacar a rede da empresa. A melhor tática para isso é ter um backup atualizado de todos os arquivos e documentos que forem comprometidos. Não se trata, evidentemente, de fazer um “Control C + Control V” manual em cada informação digital, mas sim ter soluções que automatizam essas cópias de segurança para que sejam criadas periodicamente.

*Otto Pohlmann é CEO da Centric, empresa de tecnologia que fornece soluções completas para atender aos requisitos de segurança e da LGPD, com foco em implementação, treinamento e suporte a fim de ajudar a sustentar o desenvolvimento de negócios de todos os portes e setores – e-mail: [email protected]

Publicidade

Artigos recentes

Publicidade

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui