Mais

    Descubra como investir o 13º salário em ações do mercado financeiro

    Publicidade

    Em 1959, o deputado Aarão Steinbrunch propôs que o 13º salário fosse um direito de todos os trabalhadores, já que na época apenas algumas empresas pagavam o benefício aos seus funcionários. Sendo assim, ele conseguiu que um projeto de lei de sua autoria fosse aprovado graças ao empenho de sindicatos, abaixo-assinados e greves. O projeto se tornou lei em 1962 com a assinatura do presidente João Goulart, e desde então o 13º salário se tornou um direito de qualquer trabalhador no país. Também conhecido como gratificação natalina, o 13º costuma ser pago em duas parcelas: a primeira até o dia 30 de novembro e a segunda até o dia 20 de dezembro.

    Os brasileiros aproveitam esse dinheiro extra no final do ano para comprar os presentes do Natal, pagar alguma dívida, realizar uma viagem ou até mesmo aproveitar para investir. “A alta taxa de juros da economia, que hoje está em 13,75% ao ano, pode gerar lucros consideráveis, então apostar em renda fixa pode ser uma boa opção, principalmente para os investidores que priorizam segurança. Se a pessoa não tiver conhecimento na área de investimento, o ideal é optar pela renda fixa líquida, pois dessa forma é possível sacar o dinheiro a qualquer hora”, explica.

    Publicidade

    Entre as opções de renda fixa com liquidez diária estão os CDBs, que funciona como se uma pessoa emprestasse o dinheiro dela para o banco e em troca a instituição pagasse os juros ao final do período estabelecido, e o fundo DI, que aplica em títulos públicos federais e possui baixa volatilidade. “Antes de investir é importante também analisar qual é o tipo de perfil do futuro investidor, se ele é mais conservador ou gosta de correr riscos, quais são os planos e as expectativas com os investimentos e quanto ele pode investir”, afirma.

    Se a intenção é investir a longo prazo, existem alguns investimentos de renda fixa com retornos bastante atrativos, como é o caso da Letra de Crédito Imobiliário (LCI), um tipo de investimento fixa lastreado ao financiamento do mercado imobiliário que não possui muitas surpresas até o resgate do valor. Já o Certificado de Operações Estruturadas (COE), possui elementos de renda fixa e variável. “Um outro diferencial do COE é que ele é construído de acordo com situações de perdas e ganhos selecionadas de acordo com o perfil do investidor em questão”, pontua.

    No caso de investimentos com renda variável, os Fundos Imobiliários (FIIs) podem ser uma opção viável nesse momento, já que é possível encontrar oportunidades de investimento com segurança e retornos expressivos, tanto no curto ou no médio prazo. Os FIIs são fundos de investimentos divididos em cotas negociadas na Bolsa de Valores (B3) para serem aplicados em empreendimentos imobiliários, hospitais e prédios comerciais. “É uma modalidade coletiva de investimento onde é possível faturar no mercado imobiliário sem precisar comprar imóveis diretamente e ainda conseguir rentabilidade isenta de imposto de renda”, ressalta.

    Outra opção para quem está pensando em um investimento de longo prazo e que possui baixo custo são os Fundos de Índices (ETFs), que são negociados em bolsa e que pode ser uma alternativa para quem está buscando diversificação de uma forma mais simples. Apesar de serem negociados na bolsa como uma ação, o diferencial é que a compra da ação não é de uma única empresa, mas sim de várias ao mesmo tempo. “A taxa de administração do ETF é mais em conta do que as taxas de Fundos de Investimentos tradicionais. Além disso, tem a questão da praticidade, já que é possível efetuar a compra de várias ações de uma vez só”, diz.

    Publicidade

    Mas antes de aplicar o 13º salário em algum investimento, é necessário procurar um escritório que oferece orientação e assessoria para não cair em golpes, já que muitos golpistas sabem que esse é um período onde as pessoas recebem um dinheiro extra e aproveitam para anunciar promessas de dinheiro fácil e rápido nas redes sociais. “O mais importante é saber que não existe ganhos rápidos em um curto período, então é importante conversar com um especialista antes de investir para não cair em ciladas e amargar prejuízos”, finaliza.

    Publicidade

    Artigos recentes

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui