quinta-feira , 23 maio 2024
Ínicio Carreira Empregos É possível ser feliz no trabalho? Pesquisa revela que 71% dos funcionários estão desengajados
EmpregosNoticias

É possível ser feliz no trabalho? Pesquisa revela que 71% dos funcionários estão desengajados

171

No dia 20 de março é comemorado o Dia Internacional da Felicidade. De acordo com o estudo “State of Global Workplace” da Gallup, em 2022, cerca de 71% dos profissionais estão desengajados com seu trabalho atual. Outro dado mostra que quase 60% dos trabalhadores estão no modo “Quiet Quitting”, ou seja, eles estão desmotivados e fazendo o mínimo em seu trabalho.

Ramo alimentício segue sendo a maior tendência do franchising

A especialista explica que a felicidade está associada a um ambiente de trabalho positivo que traz benefícios para empresa e colaborador. “Ser feliz no trabalho não significa que tudo ocorrerá bem, mas sim que o colaborador encontrará um espaço de respeito mútuo, com colaboração, apoio entre colegas, liderança e, principalmente, podendo contribuir significativamente para a felicidade própria e de outros,” conta Maryana com Y, humorologista (especialista em bom humor), pós-graduada em neurociência pela PUC-RS.

Um profissional feliz e motivado proporciona inúmeros benefícios sociais e economicamente para a empresa. A especialista lista abaixo quais são eles:

Maior produtividade

Quando a equipe possui um ambiente colaborativo, uma gestão humanizada, benefícios e salários adequados, ele produzirá mais e com excelência em seu serviço. A tendência também é que a própria equipe se estimule e mantenha um bom humor.

Menor rotatividade de funcionários

Um dos grandes prejuízos econômicos e de retrabalho é o turnover. “Quando há um grande número de demissões, as empresas muitas vezes perdem excelentes talentos e, ao saírem, suas tarefas precisam ser redistribuídas, causando sobrecarga em outros colaboradores e comprometendo a qualidade do trabalho entregue,” afirma a especialista.

Boa reputação da empresa

Funcionários felizes são embaixadores naturais da companhia. Eles vestem a camisa, contam para os amigos e familiares que lá é um ambiente de trabalho, e efetivamente a empresa vai ganhando uma boa reputação. Por outro lado, funcionários insatisfeitos não só mancham a reputação, como também fazem com que outras pessoas não tenham vontade de um dia trabalhar no lugar.

O novo papel do engenheiro agrônomo na era digital

Para que as companhias mudem essa realidade, é preciso se atentar às boas práticas de felicidade nos ambientes de trabalho. “Nesses meus anos atuando como especialista em bom humor, pude apresentar palestras motivacionais, treinamentos com colaboradores para proporcionar bom humor e bem-estar. Podemos presenciar melhoras significativas entre eles e a gestão. Precisamos entender que construir um ambiente com leveza é possível e necessário” conclui a especialista.

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

Negócios com Coração: Por que Empreender Precisa de Propósito

Vamos papear sobre uma empreendedora que sabe bem o que é ter...

Estamos na era do áudio? No Brasil, 90% dos brasileiros consomem o formato

O lançamento da rede social AirChat trouxe à tona uma questão pertinente:...

Setor de Serviços segue em crescimento e franquias se destacam como opção promissora de investimento

O setor de serviços continua a demonstrar sua resiliência e potencial de...

Vendas de imóveis batem recorde e impulsiona setor moveleiro

O mercado imobiliário brasileiro celebrou um próspero ano em 2023, marcado por...