EAD. Saiba por que essa modalidade pode crescer nos próximos anos

0

O investimento em educação e formação sempre foi de suma importância para qualquer pessoa, desde a mais tenra idade. Com o passar do tempo, vão surgindo novas modalidades de ensino, e o EAD é uma delas. 

Há vários motivos pelos quais o ensino a distância foi ganhando maior relevância dentro do cenário atual em que vivemos. Além de a tecnologia influenciar na quantidade de recursos disponíveis hoje, o EAD também se trata de uma modalidade mais econômica. 

Outro ponto que fez com que o ensino a distância crescesse nos últimos meses foi a chegada da pandemia do Covid-19, que trouxe uma série de restrições, como a do isolamento social. 

Se até mesmo as clínicas veterinárias tiveram que modificar o seu modo de atendimento em consulta para gatos, cachorros e outros tipos de animais, evitando a aglomeração de pessoas, quem dirá as escolas e faculdades. 

Nesse sentido, muitas instituições de ensino tiveram que adaptar o seu dia a dia, e a rotina dos alunos, para que as aulas não tivessem que ser totalmente suspensas. 

Devido a isso, uma tendência que já estava mostrando progresso, o EAD na pandemia ganhou maior destaque e relevância para as pessoas e para os estabelecimentos especializados em cursos dos mais variados segmentos. 

De acordo com a plataforma Catho Educação, as matrículas em cursos a distância cresceram 70% entre os meses de março e abril de 2020, e o interesse dos estudantes pela modalidade remota aumentou 45%. 

Esses dados mostram o quanto o ensino a distância pode se tornar uma aposta tanto para os alunos quanto para as instituições que desejam aumentar o seu número de estudantes. Quer saber mais sobre essa modalidade? Então siga na leitura deste conteúdo. 

Por que o EAD pode se tornar tendência?

Anteriormente, para quem precisava adquirir adesivos personalizados atacado era necessário comparecer ao endereço físico de uma gráfica para poder fazer a encomenda e retirar o seu pedido dias depois. 

Atualmente, o processo é muito mais simples e prático: é possível entrar em um site especializado no segmento, idealizar o modelo ideal de adesivos e solicitar a impressão, recebendo o pedido diretamente no seu endereço, cadastrado no site. 

A internet trouxe uma série de vantagens para a vida das pessoas, de forma que aproveitar esses recursos otimizou diferentes demandas pessoais e comerciais, facilitando o dia a dia de maneira impressionante. 

O ensino a distância entra nesse cenário de forma importante. Mas ele só é possível graças ao desenvolvimento de ferramentas que permitiram um aprendizado completo mesmo fora da sala de aula. 

Entre esses recursos que fazem com que um curso EAD seja completo e eficaz, é possível mencionar:

  • A certificação;
  • A gamificação;
  • As aulas de curta duração;
  • Os treinamentos especializados.

Se antes os cursos online não eram regulamentados, hoje eles cumprem uma série de requisitos, e a maioria deles já é reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação).

Isso faz com que ele tenha o mesmo reconhecimento que um curso presencial, mostrando o quanto ele pode ser interessante para os alunos, em especial aos que não possuem acesso fácil à instituição de ensino. 

Nesse sentido, assim como um estabelecimento de ensino presencial que recorre à locação de salas para cursos, uma plataforma EAD devidamente estruturada tem o mesmo valor para a construção da formação profissional.

A gamificação, ou seja, o uso de jogos para o aperfeiçoamento do aprendizado também é uma possibilidade do EAD. De fato, eles não têm função apenas no ensino infantil, podendo ser aplicado na formação de adultos igualmente. 

Essa tendência facilita a absorção de diversos conteúdos, e pode ser fundamental para deixar as aulas virtuais mais interessantes e agradáveis. 

As aulas de curta duração tornam o aprendizado muito mais dinâmico e consistente, justamente porque elas possuem uma estrutura para oferecer o conhecimento necessário de forma rápida. 

Ao contrário do formato presencial, onde cada aula é planejada para ser passada em uma hora, o conteúdo é mais curto, porém, é elaborado para ser relevante, com começo, meio e fim. Portanto, gravado de modo completo. 

Por fim, vale mencionar que os cursos EAD estão sendo elaborados de maneira especializada, de modo que se tornam ainda mais interessantes para quem procura por uma formação específica.

Tal como um laudo técnico avcb só pode ser emitido por um técnico do corpo de bombeiros, um curso EAD pode ser desenvolvido para uma formação diferenciada, como em marketing digital ou em uma modalidade específica de inglês para médicos.

Devido a essas características, os cursos a distância estão se tornando uma tendência para os próximos anos, fazendo com que cada vez mais pessoas queiram aderir a essa modalidade de ensino. 

As vantagens dos cursos EAD

Quando se pensa na contratação de um serviço de fretamento de vans, o cliente leva em consideração as vantagens de recorrer a esse tipo de trabalho, para que possa ter a certeza de fazer uma boa aquisição. 

Em relação a um curso a distância, é fundamental considerar os benefícios que essa prática pode trazer, fazendo um comparativo para entender se ele pode ser melhor do que um curso presencial. 

Para isso, é interessante entender quais pontos podem ser vantajosos nesta escolha. Conheça alguns deles a seguir:

1. Flexibilidade de horário

Ao se matricular em um curso presencial, o aluno precisa escolher entre os períodos disponíveis para fazer as aulas, que podem ser diurno, vespertino e noturno. 

No entanto, se ele decide se inscrever em aulas a distância, uma das vantagens oferecidas é justamente a flexibilidade de horário, de maneira que o estudante consegue aproveitar para se aprofundar no conteúdo no melhor período do dia para ele. 

Não à toa, se torna uma opção vantajosa para pessoas que possuem um emprego com horário variável, uma vez que o profissional pode conciliar os seus dois compromissos com maior facilidade. 

2. Estudar em qualquer local

Um curso EAD está ligado a uma plataforma virtual. Em alguns casos, pode ser necessário que o aluno compareça uma vez por semestre para a avaliação final das disciplinas, mas muitas instituições já oferecem esse recurso também online. 

Sendo assim, uma das vantagens do EAD é a de poder estudar em qualquer local, seja em um mezanino garagem ou no dormitório da casa, além de poder aprofundar os conhecimentos nos intervalos do trabalho ou durante uma viagem. 

Por isso, acaba se tornando um dos benefícios dessa modalidade de ensino, que atrai cada vez mais pessoas para esse tipo de curso. 

3. Mensalidade mais acessível

Quem já concluiu um curso presencial sabe que existe toda uma estrutura física para que os alunos possam comparecer às aulas, tanto no que diz respeito a um time de profissionais formados na área quanto no uso de uma cadeira universitária dobrável.

Nesse caso, como há a necessidade de investimento para manter o estabelecimento de ensino funcionando adequadamente, o valor da mensalidade inclui custos proporcionais, para que os estudantes tenham acesso a tudo o que precisam no período das aulas. 

Em contrapartida, no ensino EAD os custos de mensalidade são menores, uma vez que os investimentos para o aprendizado dos alunos são mais baixos. Isso porque as aulas podem ser gravadas, o acesso é feito na plataforma da instituição, entre outros recursos. 

Dessa forma, é possível desfrutar de mais esse benefício dos cursos a distância.

4. Diminuição de custos extras

Para comparecer ao local de ensino, muitos alunos dependem de transporte. Além disso, pelo fato do período das aulas levarem em média quatro horas diárias, há ainda custos com a alimentação fora do lar. 

Ao optar pelo curso EAD, o aluno não precisará ter esses gastos extras, o que faz com que cada vez mais pessoas se interessem pela modalidade. 

De fato, o ensino a distância se mostra como uma possibilidade interessante, e que certamente vai conquistar a preferência dos alunos dos mais diversos graus de formação. 

Para qual instituição o ensino a distância é indicado?

Assim como um carrinho de limpeza hospitalar é desenvolvido para atender às demandas da instituição de saúde, o curso EAD deve ser instaurado em estabelecimentos de ensino que permitam o aprendizado integral do aluno. 

Atualmente, ele é visto em faculdades e instituições de ensino que promovem cursos livres. Dada a pandemia, muitos colégios tiveram que se adaptar ao formato online para continuar cumprindo a grade escolar das mais diversas faixas etárias. 

De qualquer modo, o ensino a distância vem crescendo e tem potencial para ser implementado em vários setores de formação, o que mostra com maior clareza os motivos pelos quais ele cresce de modo constante no cenário educacional. 

Sendo assim, os cursos EAD certamente estarão entre as principais opções escolhidas pelos estudantes nos próximos anos, contribuindo para uma formação completa e facilitada nas mais diversas áreas profissionais. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui