Mais

    Negócios em moda praia: como lucrar com vendas sazonais

    Publicidade

    É no verão que os itens de moda praia recebem a atenção dos brasileiros. As temperaturas altas, dias ensolarados e o período de férias fazem com que a estação do ano seja propícia para aproveitar litorais e piscinas mundo afora. Peças como biquínis, maiôs, sungas e saídas de praia costumam ser as mais requisitadas nesse momento e proporcionam um boom no número de vendas de revendedoras e lojas.

    No entanto, quem trabalha com esse segmento pode apresentar dificuldades para lucrar em outros períodos, principalmente no inverno. Afinal, poucas pessoas procuram por peças de moda praia em épocas de baixas temperaturas. A sazonalidade é um fator que pode gerar impactos significativos nas finanças de uma empreendedora desse setor.

    Publicidade

    No entanto, há algumas medidas que podem ser tomadas para lidar com o período de baixas vendas. Ter planejamento e elaborar estratégias podem ser os segredos para aumentar a rentabilidade em vendas sazonais.

    Incentive vendas fora do verão

    O primeiro passo para gerar mais lucro em vendas de moda praia no inverno é pensar estrategicamente para estruturar ações que gerem um incentivo de compra aos clientes. Um exemplo é criar promoções com descontos atrativos nessa época do ano.

    A empreendedora pode utilizar as redes sociais e o e-mail para anunciar às clientes os descontos da marca no inverno. Pode ser interessante pensar em abordagens criativas para que a consumidora sinta vontade de garantir o seu biquíni em pleno inverno. É possível, por exemplo, realizar chamadas, convocando as pessoas que estão planejando viagens ao litoral no próximo verão a já garantirem seus looks com descontos.

    Publicidade

    Cabe ressaltar que é preciso ter cautela na hora de estipular os descontos. Oferecer promoções pode ser atrativo para as clientes, mas devem ser também rentáveis para a loja. Realize um mapeamento financeiro e saiba até que ponto é possível ir para proporcionar ações que valham a pena para a marca e seus consumidores.

    Outra forma de incentivar os clientes a comprarem itens de moda praia no inverno é elaborando kits por preços acessíveis. Combos com biquínis e saídas de praia chamam a atenção do público e ajudam nas vendas. Assim como na outra estratégia, também é importante criar uma narrativa para dar mais relevância a essa ação.

    Amplie seu portfólio de produtos

    Expandir a linha de produtos fornecidos pela loja também pode ajudar a lucrar em períodos sazonais. No caso das empreendedoras de moda praia, uma ideia pode ser investir em peças de roupa fitness. Os dois segmentos costumam ser confeccionados com materiais parecidos e fazem sentido quando comercializados juntos.

    Calças legging, bermudas e camisas fitness possuem saída em todos os meses do ano e ajudam a aumentar significativamente a rentabilidade da marca. Nos períodos de baixas temperaturas, pode ser recomendado diminuir o estoque de moda praia e aumentar o de roupas fitness.

    Aliar isso à estratégia de divulgação nas redes sociais é essencial. A revendedora pode, inclusive, traçar narrativas que incentivem a cliente a garantir as peças para realizar atividades físicas no inverno para que, no verão, se sinta mais à vontade no biquíni dos sonhos.

    Aposte no relacionamento com a cliente 

    Ter uma boa relação com a cliente é essencial para qualquer empresa, seja ela de grande ou pequeno porte. No caso de marcas de produtos sazonais, essa comunicação pode ser um diferencial para a rentabilidade.

    Sempre que uma cliente realizar uma compra, é interessante que a loja entre em contato agradecendo pelo negócio, seja por e-mail ou rede social. Após esse momento, pode ser uma boa ideia criar uma newsletter para informá-las sobre futuras promoções e novidades.

    Esse canal de comunicação, assim como as redes sociais, pode ajudar a levar para as consumidoras as estratégias anteriores e se converter em aumento no número de vendas.

    Prepare a empresa para lidar com esses períodos 

    Quem trabalha com produtos sazonais sabe quais são os períodos de baixo índice de lucratividade, sendo o inverno no caso da moda praia. Sabendo qual momento a loja tende a diminuir o número de vendas, é essencial investir em planejamento para que os outros períodos do ano possam valer a pena e suprir os dias de movimento fraco.

    Para isso, é necessário que a empreendedora saiba planejar seu estoque, apostando em peças que agradem ao público e comprando itens com tamanhos e modelos que poderão ter alta procura.

    Além disso, quem trabalha com núcleo de vendedores precisa motivar a equipe a vender mais. Promover treinamentos especializados, estipular metas e fornecer brindes para quem apresentar melhores resultados podem ajudar nesse processo.

    Publicidade

    Artigos recentes

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui