Quando atualizar a marca de seu negócio?

Pequenas e médias empresas devem investir em uma marca forte para se posicionarem no mercado com sucesso. E mesmo depois de alcançarem esse objetivo, pode ser necessário mudar seu logotipo

0

Essa mudança pode acontecer por diferentes motivos, sendo recomendado contar com a expertise de profissionais capacitados. Afinal, mesmo em uma atualização, é necessário que a sua essência não se perca. E para saber quando atualizar a marca da empresa, o diretor da Sollide Logo (sollidelogo.com.br), Dênis Costa, aponta as principais as razões:

  • Reformulação e mudanças na empresa
  • Modernização do negócio
  • Crescimento da empresa
  • Ampliação da área de atuação
  • Reputação negativa
  • Aquisição por outra empresa

Reformulação e mudanças na empresa 

A marca pode ser atualizada quando a empresa passa por reformulações ou mudanças. Pode ser devido a um novo posicionamento de negócio dentro do seu segmento de mercado ou por uma mudança de comportamento dos seus clientes. A modificação pode estar relacionada ainda à necessidade de se adaptar às novas demandas do público-alvo em potencial. O mesmo acontece se a diretoria for renovada e se o produto ou serviço oferecido for reformulado.

A questão é que as mudanças dentro de um empreendimento com o passar dos anos são bastante comuns. Aliás, em certos momentos, são obrigatórias se a empresa deseja se manter no seu ramo de atuação. Por isso, nada mais normal do que atualizar o logotipo para refletir mudanças importantes na empresa.

Modernização do negócio

Outra razão para atualizar a marca da empresa é quando ela estiver passando por um processo de modernização. Pode ser relativo ao uso de novas tecnologias ou à adoção de novos processos de produção, já que empresas que apostam na inovação têm chances maiores de manter a competitividade no mercado, é importante modernizá-la quando houver necessidade. E o mesmo acontece com a marca empresarial.

Mas é preciso ter cuidado para que ela continue sendo reconhecida pelo público. Dessa forma, a atualização não deve passar por uma mudança drástica da identidade visual, já que a sua essência deve permanecer.

Crescimento da empresa

Esta é mais uma ocasião que pode valer a pena investir em logotipo atualizado. Afinal, os marcos importantes devem ser registrados e uma atualização da marca é o jeito certo de fazer isso.

O crescimento do empreendimento pode se dar devido ao desenvolvimento de novas linhas de produtos ou pela aquisição de novas unidades de negócios. A pequena ou média empresa pode até mesmo se mudar para um espaço mais amplo. Em geral, esse crescimento é acompanhado por outras novidades e seu novo logotipo deve refletir essas conquistas.

Ampliação da área de atuação

A ampliação da área de atuação de uma empresa, quando ela começa a atender novos mercados, se instalando em outras cidades, estados ou mesmo fora do país é um momento de extrema importância.

Além de se tratar do crescimento da empresa, envolve a conquista de novos públicos. E para que a identidade visual esteja em sintonia com essas mudanças uma atualização pode ser necessária. Afinal, o público da empresa passa a ser mais amplo, englobando outras culturas e hábitos. Assim, o logotipo deve refletir essa atuação do mercado com cara nova.

Reputação negativa

Nenhuma empresa deseja ter uma reputação negativa, mas por uma série de razões é possível que isso acometa pequenos e médios negócios. Nesse caso, uma solução para minimizar e até mesmo eliminar os efeitos colaterais é mudar o logotipo. Claro que é fundamental que os motivos que levaram à empresa a ganhar a má fama devem ser resolvidos. Até porque somente alterar a sua identidade visual não é o suficiente.

Por outro lado, mesmo resolvendo o problema, manter a marca pode dificultar ao público a percepção de que os problemas foram sanados. Então, aliar as boas práticas a uma atualização de marca pode ser o melhor para renovar o seu negócio.

Aquisição por outra empresa

Quando uma empresa é comprada por outra ou há uma fusão entre empresas, pode também ser a hora certa de atualizar a identidade visual do negócio. Compras e fusões podem refletir muito ou pouco nas operações em si. De todo o modo, é uma forma transparente de mostrar para o público as mudanças pelas quais o negócio está passando. Pequenas e médias empresas são muito mais bem vistas quando se comunicam abertamente com seus clientes.

E uma logomarca atualizada tem o poder de transmitir essa e muitas outras informações de maneira adequada para o público consumidor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui