quinta-feira , 29 fevereiro 2024
Ínicio Noticias Sistema de Tecnologia da Informação impulsiona a inteligência de dados na Força Aérea Brasileira
NoticiasTecnologia

Sistema de Tecnologia da Informação impulsiona a inteligência de dados na Força Aérea Brasileira

82

Através de uma avançada estratégia baseada em dados, o Sistema de Tecnologia da Informação (STI) da Força Aérea Brasileira (FAB) viabiliza o SIGAER – Sistema de Informações Gerenciais de Apoio à Decisão da Aeronáutica. O SIGAER sintetiza os dados de áreas como recursos humanos, orçamento e logística, além dos indicadores gerenciais, disponibilizando-os ao Estado-Maior da Aeronáutica e ao Comandante da FAB para apoio à tomada de decisão.

Nesse contexto, o Centro de Computação da Aeronáutica – Brasília (CCA-BR), integrante do STI, tem um papel fundamental no gerenciamento dos sistemas e serviços de TI sob sua responsabilidade, garantindo confiabilidade e integridade das informações.

Microsoft oferece 10 mil bolsas para a certificação Azure AI-900

Alfabetização de dados no STI

A estratégia do STI envolve capacitação no uso da solução de análise Qlik Sense, ferramenta utilizada por mais de 1000 usuários treinados em programas de alfabetização de dados. O CCA-BR fornece cursos e assessoria contínua aos diversos setores, disseminando boas práticas de inteligência e uso de dados para apoio à tomada de decisão.

Entre 2021 e 2022, foram promovidas cerca de 10 turmas sobre o uso de soluções Qlik, formando mais de 200 analistas de dados em todas as regiões do Brasil.

Benefícios para a FAB

Dentre os benefícios que a estratégia de dados do STI traz para a FAB, destacam-se:

– Integração de informações estratégicas e gerenciais em 263 painéis, com impacto no gerenciamento administrativo e operacional do Comando da Aeronáutica.

– Garantia da qualidade dos dados que apoiam a tomada de decisão, com atualização, correção, relevância e disponibilidade, de modo que atendam às necessidades estratégicas e gerenciais, trazendo uma visualização única e centralizada das informações.

– Aprimoramento dos meios utilizados pelos gestores, promovendo decisões mais informadas e melhor desempenho geral.

– Disseminação de conhecimento e cooperação entre áreas, evitando duplicidades.

– Coordenação de ações estratégicas voltadas à eliminação do paralelismo e sobreposição na disseminação de informações gerenciais, otimizando recursos.

Multinacional alemã inaugura primeira fábrica e centro de pesquisa global no Brasil

Novo painel do SIPAER

Em linha com seu propósito de serviço à sociedade, o STI lançou uma nova versão do painel SIPAER, ao final de 2023, ferramenta de visualização de dados sobre as ocorrências aeronáuticas da aviação civil brasileira, trazendo recursos avançados de análise visual e melhor experiência ao usuário. Nos últimos 10 anos, disponibilizado pelo CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) ao público, a partir da política de transparência e dados abertos, os dados são exibidos em forma de gráficos e tabelas, que podem ser dinamicamente modificados, conforme filtros de pesquisas aplicados pelos próprios usuários.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

Privacy

Privacy by Design: guardando projetos contra riscos

O mundo digital sempre apresentou uma variedade bastante grande de elementos importantes...

Melhores práticas de investigações corporativas

As investigações corporativas desempenham um papel crucial na manutenção da transparência, integridade...

Motorola anuncia Smart Connect, solução para sincronização de dispositivos

A Lenovo e a Motorola anunciam o Smart Connect, uma solução de software que...