TIM é escolhida pela Sigmais para lançamento de suas soluções de IoT baseadas em eSIM

Publicidade

A TIM foi escolhida pela Sigmais – empresa brasileira focada em soluções de internet das coisas – para conectar seus equipamentos por meio de chips virtuais compatíveis com NB-IoT 4G. A operadora foi a primeira a ativar a funcionalidade em sua rede no Brasil e hoje a tecnologia – que permite viabilizar a oferta de soluções de internet das coisas utilizando a frequência 700 MHz – já está presente em 3.656 municípios, a maior cobertura do mercado. A companhia é líder também na cobertura 4G, alcançando 4.277 cidades.

“A parceria com a Sigmais reforça a liderança da TIM na conectividade IoT, segmento em que investimos fortemente nos últimos anos, em linha com nossa busca por inovação constante. Já temos uma posição consolidada no agronegócio – conectando máquinas e pessoas e suportando a transformação digital do campo – e queremos ampliar nosso alcance em outros setores, o que será possível com acordos como esse e com iniciativas como o Marketplace IoT, que apresenta todas as possibilidades da nossa conexão”, comenta Paulo Humberto Gouvêa, Diretor de Soluções Corporativas da TIM.

A Sigmais oferece soluções de internet das coisas eficientes e acessíveis para segmentos diversos, de varejo e indústrias a saúde e cidades inteligentes. Os equipamentos podem ser utilizados para diversos fins, como aferir temperaturas de ambientes, ajudar a calcular a durabilidade de equipamentos, indicar existência de vagas de estacionamento, sinalizar necessidade de manutenção de máquinas, entre outros.

Publicidade

Um dos grandes diferenciais é que a adoção dessa tecnologia da Sigmais não necessita de nenhuma alteração e investimento em infraestrutura para sua implementação. Os aparelhos possuem baterias de longa duração e a conexão com internet é feita através dos sinais emitidos por antenas de rádio frequência. A parceria entre a TIM e a Sigmais amplia o alcance das soluções da empresa, que podem chegar a mais localidades em todo o país.

Estamos muito entusiasmados com este trabalho em conjunto com a TIM, pois dessa forma a Sigmais levará a tecnologia IoT a localidades do país onde a solução ainda não tinha alcance. É muito mais do que uma simples parceria, trata-se de um marco importante para este mercado no Brasil”, aponta Guilherme AzevedoCTO da Sigmais.

Outro ponto que aproxima as empresas é o fato de várias soluções da Sigmais auxiliarem negócios nos mais diversos setores da economia a reduzirem o consumo de energia, favorecerem a mobilidade urbana e reduzirem o desperdício de recursos. Estes são temas totalmente alinhados à agenda ESG (sigla em inglês para definir as melhores práticas ambientais, sociais e de governança) da TIM. São exemplos o monitoramento de temperatura com o Sigtemp em grandes ambientes como shoppings, aeroportos, entre outros, permitindo maior eficiência e considerável redução de consumo de energia no condicionamento de ar. Já com o Sigmeter, monitoramos a operação de condicionadores de medicamentos termolábeis, podemos reduzir a perda destes na ordem de 30%. O Sigsense, por sua vez, determinando momentos mais adequados de manutenção, aumenta a eficiência de equipamentos em até 12%, proporcionando redução de custos operacionais e de investimentos.

Publicidade

Artigos recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui