sexta-feira , 26 abril 2024
Ínicio Noticias Uso de cartão pré-pago internacional é o menor em 4 anos
Noticias

Uso de cartão pré-pago internacional é o menor em 4 anos

877
Compartilhe

As operações de câmbio turismo com cartão pré-pago internacional apresentam, em 2022, o menor volume percentual dos últimos quatro anos. Segundo dados da B2Gether, empresa especializada em operações de câmbio, o montante de transações cambiais com essa modalidade de pagamento representa 7,06% em relação ao total de operações de câmbio turismo realizadas no Brasil.

Já o uso de dinheiro vivo em viagens internacionais este ano é o maior do último quadriênio, respondendo por 92,94% de todas as transações cambiais dessa natureza, conforme apontam os dados apurados pela empresa junto à base de informações do Banco Central (BC).

“É interessante notar que, diante da digitalização do dinheiro em muitos destinos no mundo, as operações de câmbio turismo na forma de moeda em espécie segue dominante no Brasil, em detrimento da utilização de outras modalidades, como é o caso do cartão pré-pago”, comentam Janaina Assis e Diego Zia, sócios-fundadores da B2Gether.

Para os especialistas, apesar de os cartões pré-pagos oferecerem mais segurança e praticidade, pesa contra eles um custo operacional e tributário maior. A alíquota do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) que incide sobre o cartão, por exemplo, é de 6,38%, enquanto na compra de moeda em espécie o valor cobrado é 1,1%.

“Estamos passando, sim, por um processo de transição do dinheiro vivo para o dinheiro digital. Aqui no Brasil mesmo o Pix tem crescido absurdamente. Mas o que percebemos no turismo internacional é um cenário um pouco diferente. Os turistas brasileiros ainda estão muito acostumados a comprar moeda em espécie, que é uma das formas mais tradicionais e baratas de levar recursos ao exterior”, explicam os CEOs da B2Gether, que juntos somam mais de 20 anos de experiência no mercado de câmbio brasileiro.

Os dados, que englobam cerca de 80 moedas estrangeiras e mais de 65 instituições financeiras que atuam no Brasil, consideram os volumes de operações de câmbio turismo movimentados no primeiro trimestre dos últimos quatro anos.

A seguir, você confere os números relativos às transações com dinheiro vivo e cartão pré-pago:

  • Em 2019, foram registradas 1.599.649 operações com dinheiro em espécie (87,75%) contra 233.287 com cartão pré-pago (12,79%);
  • Em 2020, foram registradas 1.207.210 operações com dinheiro em espécie (88,65%) contra 154.507 com cartão pré-pago (11,35%);
  • Em 2021, foram registradas 282.570 operações com dinheiro em espécie (88,79%) contra 35.663 com cartão pré-pago (11,20%);
  • Em 2022, foram registradas 1.176.783 operações com dinheiro em espécie (92,94%) contra 89.388 com cartão pré-pago (7,06%).
Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

Do Cine Pra Max: ‘A Cor Púrpura’ estreia em 26 de abril

O drama musical A COR PÚRPURA, da Warner Bros., estará disponível sem custo...

Universidade de Columbia lança financiamento coletivo para formar líderes femininas negras no Brasil

Em uma iniciativa pioneira que promete impulsionar a formação de lideranças femininas...

Utilização de aplicativos móveis para relacionamento com cliente cresce 137%

O relatório Messaging Trends 2024 da Infobip, plataforma global de comunicações em nuvem, revelou...

De ex-detento a barbeiro da seleção brasileira, Rafa Cortes conta como prosperar no ramo da barbearia

O Brasil é o segundo maior mercado de beleza masculino, ficando atrás...