quarta-feira , 1 maio 2024
Ínicio Tecnologia 5 inovações tecnológicas japonesas que ainda não chegaram ao Brasil
Tecnologia

5 inovações tecnológicas japonesas que ainda não chegaram ao Brasil

1.1k

Quando falamos em avanços tecnológicos, sabemos que o Japão é um país de vanguarda e que sempre se destaca no desenvolvimento de novas tecnologias. Porém nem tudo chega aqui ao Brasil com a mesma velocidade que são desenvolvidos por lá. Muitas dessas tecnologias, que já se tornaram comuns para eles, ainda estão muito distantes da nossa realidade.

O Japão se tornou referência quando falamos em inovação, porque o país colocou como prioridade investir nesses avanços na reconstrução da sua economia, a partir da Segunda Guerra Mundial.

Conheça algumas dessas tecnologias que ainda não chegaram em solo brasileiro e já são bem comuns no país nipônico.

  • Banheiros inteligentes

No Japão, as privadas automatizadas são uma realidade, e pode-se encontrar diversos modelos, desde os mais simples até modelos ultramodernos.

Entre os recursos que elas oferecem, estão detecção de usuário, controle de odores, prevenção contra entupimento e controle no desperdício de água.

Esses modelos ainda contam com um sistema autolimpante, que utiliza um jato de água para limpar o usuário, e algumas ainda possuem conexão bluetooth e tocam músicas para deixar o momento mais relaxante.

  • Robôs

Não é incomum vermos em filmes os robôs no Japão, mas eles são utilizados para fazer diversos serviços.

Existem desde robôs domésticos, que podem conversar com o dono, ligar e desligar luzes, trancar a casa e fazer suas compras, até sistemas totalmente automatizados, utilizados por empresas, em que os robôs realizam a mais variada gama de serviços, como, por exemplo, funcionários robôs em mercados, shoppings e até hotéis que são administrados somente por eles.

  • Exoesqueleto

Pioneiro nesse tipo de tecnologia, o Japão desenvolveu exoesqueletos que podem ser utilizados por idosos e pessoas com mobilidade reduzida, para ajudar na sustentação do corpo, evitar possíveis danos nas articulações e na coluna, além de aumentar a força motora. Os exoesqueletos também podem detectar impulsos musculares, para antecipar ou sustentar os movimentos dos usuários.

  • Cidades inteligentes

Apesar de alguns dos seus conceitos já estarem presentes no Brasil, ainda estamos muito atrás deles nesse quesito.

A cidade de Fujisawa SST, que foi desenvolvida pela Panasonic, é alimentada por energia solar, possui carros, bicicletas e outros meios de transporte elétricos, além de isenções do governo para reduzir o consumo de energia.

  • Agricultura sem solo

Outra tecnologia que os cientistas japoneses estão desenvolvendo é a agricultura sem solo, um meio de cultivar os alimentos em que não dependam de fatores da natureza, além de otimizar o espaço. Já existem plantações por lá que são feitas em películas de hidrogel.

Com a globalização que temos no mundo nos dias de hoje, é muito importante aprender japonês, seja para viajar até lá e conhecer todas essas inovações da tecnologia, ou para trabalhar em alguma empresa que tem como foco o desenvolvimento tecnológico, pois muito do que se desenvolve nesse ramo vem do Japão. Para isso, fazer um curso de japonês online pode ser uma alternativa muito interessante, para estar sempre preparado para o futuro.

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

Braço robótico com inteligência artificial ordena e coleta produtos como um humano

Por Adriano Santos, Country Manager da Vanderlande Brasil As inovações tecnológicas e...

Mineiro de 21 anos desenvolve IA capaz de viralizar vídeos sem tráfego pago

Você já imaginou ter a oportunidade de viralizar um vídeo nas redes...

Regulação IA no Brasil: relatório apresenta linha de proposta semelhante ao da União Europeia e EUA

Na última quarta-feira (24), o relator da Comissão Temporária Interna sobre Inteligência...

Como se posicionar no mercado da tecnologia da informação de maneira estratégica?

A Tecnologia da Informação (TI) está em constante evolução e cada vez...