terça-feira , 19 março 2024
Ínicio Empreendedorismo Jovem empresária conta como é empreender pela primeira vez
Empreendedorismo

Jovem empresária conta como é empreender pela primeira vez

1k
Compartilhe

Geração Z tem muito a acrescentar no ecossistema empreendedor, é crescente o número de jovens que tiveram uma ideia inovadora gerando novos negócios. Estão atentos às oportunidades do mercado, trazendo disrupção, movimentando a economia e atendendo demandas sociais. A empresária Fernanda Stasczak, de 29 anos, conta como é empreender e se lançar no mercado pela primeira vez.

Em 2017 Fernanda revendia produtos de beleza de porta em porta e a partir de marketplaces, no fim de 2019 decidiu abrir seu próprio negócio, a Edome Cosméticos, uma empresa de maquiagem vegana. Durante meses de estudos, iniciou as pesquisas para fabricação dos produtos, registro da marca, elaboração das documentações e liberação junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Com o auxílio de um investidor, após dois anos de planejamento, a previsão de lançamento da marca é para os próximos meses.

Segundo a empresária, o primeiro passo é realizar um bom estudo de mercado, criar um plano de negócios viável, investir em produtos e diferenciais competitivos, saber obrigatoriamente o básico sobre o nicho que for escolher, consultar advogados e contadores, e principalmente ter muita paciência.

“Atualmente temos a facilidade de abrir um MEI e poder divulgar produtos ou serviços gratuitamente, através das redes sociais. É preciso aproveitar o momento, estamos na onda das startups e investidores-anjo, importante ter a ousadia de ditar as regras do mercado, influenciar consumidores e focar sempre no diferencial. Pensar fora da caixa, ver o que os outros estão fazendo e fazer melhor, é o que faz um empreendedor se destacar. Nessa era digital em que estamos, interessante o jovem entender que o e-commerce é uma ferramenta poderosa, porém é uma extensão da vida da marca, começa nas redes sociais e deve continuar no atendimento, no remarketing”, diz Fernanda.

A vantagem do jovem hoje é o fato de que seu bom desempenho não é mais definido pela sua idade e sim pela sua responsabilidade, além da grande facilidade em aprender e lidar com novas tecnologias. Porém, é muito difícil a transição entre o início e os primeiros resultados, são inúmeros desafios, principalmente por falta de recursos financeiros, alta tributação e ampla burocracia.

Para saber mais acesse o Instagram: @edomecosmeticos / @fernandastzk

Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

Jovem transforma paixão por confeitaria em empreendedorismo

No coração de Benfica, Rio de Janeiro, uma jovem empreendedora está deixando...

Micro e pequenas empresas crescem e movimentam a economia

Primeiras a reagir em momentos de crise, as micro e pequenas empresas...

Filho de imigrantes, ex-motoboy teve três motos roubadas e hoje é sócio de franquia que fatura R$ 30 milhões por ano

Antonio David Ferreira nasceu em uma família de imigrantes portugueses com nove...

Quer abrir uma franquia do seu restaurante? Automação é essencial para esse próximo passo

Quando uma empresa do setor de gastronomia está obtendo sucesso e gerando...