sábado , 27 abril 2024
Ínicio Internet Métodos para melhorar a segurança digital das suas senhas
InternetNoticias

Métodos para melhorar a segurança digital das suas senhas

1.3k
Compartilhe

Quem nunca esqueceu uma senha para acessar algum site ou aplicativo, que atire a primeira pedra. Cada vez mais, o processo de cadastro pede senhas mais longas e confusas, em prol da segurança. 

E embora hoje em dia existam diversas formas de autenticação – PINs de quatro ou seis dígitos, padrões, reconhecimento de voz e facial, entre outros –, as senhas continuam sendo a principal via de acesso para as contas de usuários e dispositivos. Por essa razão, é fundamental criá-las com acessos fortes, que dificilmente serão alvo de algum tipo de quebra de segurança.

Existe uma estimativa de que 90% das senhas são vulneráveis e podem ser descobertas com facilidade. Portanto, para não ser alvo de um hacker e ter suas contas invadidas, separamos algumas dicas de como aumentar a segurança digital. Confira:

O que é uma senha forte?

A “força” de uma senha vai depender da combinação e dos tipos de caracteres usados, tamanho e complexidade. Via de regra, para uma senha ser forte, ela deve ser longa – com no mínimo oito caracteres – e ter uma combinação de números, letras maiúsculas, minúsculas e símbolos. 

No entanto, de nada vale atingir esses requisitos se a senha ou frase for comum e facilmente adivinhada.

O que evitar

Repetir as senhas pode ser uma má ideia, pois se alguém conseguir hackear alguma de suas contas, pode acessar todo o seu banco de dados através de outros cadastros, como redes sociais, e-mails e nuvens. 

Outro hábito que deve ser evitado é o de deixar cópias físicas ou digitais das senhas de forma muito acessível, como em notas no celular, documentos de texto no computador, anotações de senhas em quadros e blocos de notas. 

Cuidado com os aparelhos

Ao acessar serviços através de equipamentos que não são confiáveis, principalmente com contas de usuários, é necessário um cuidado extra. Alguns dispositivos podem estar infectados com programas espiões, capazes de capturar senhas. 

É muito comum acontecer esse tipo de situação se não for feita uma formatação nos aparelhos, em especial para dispositivos adquiridos em eventos, como rifas, bingos e leilão de celular

Possíveis soluções

A boa notícia é que é possível evitar esses inconvenientes com alguns passos simples. Uma solução é a autenticação em dois fatores: para validar uma senha, o usuário deve inserir um conjunto aleatório de letras e números, gerados em um segundo aparelho.

Outro método de proteção muito eficiente é o uso de gerenciadores de senhas, que são feitos para avaliar a força de uma senha e sua probabilidade de ser hackeada. Há também alguns aplicativos que podem sugerir mudanças na forma da senha, para deixá-la mais segura, além de salvar de forma criptografada as já existentes.

Compartilhe

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

Do Cine Pra Max: ‘A Cor Púrpura’ estreia em 26 de abril

O drama musical A COR PÚRPURA, da Warner Bros., estará disponível sem custo...

Universidade de Columbia lança financiamento coletivo para formar líderes femininas negras no Brasil

Em uma iniciativa pioneira que promete impulsionar a formação de lideranças femininas...

Utilização de aplicativos móveis para relacionamento com cliente cresce 137%

O relatório Messaging Trends 2024 da Infobip, plataforma global de comunicações em nuvem, revelou...

De ex-detento a barbeiro da seleção brasileira, Rafa Cortes conta como prosperar no ramo da barbearia

O Brasil é o segundo maior mercado de beleza masculino, ficando atrás...