Pesquisa Revelo aponta que apenas 32,4% dos candidatos da área de tecnologia dominam a língua inglesa

Publicidade

O setor de tecnologia tem um cenário muito promissor. O Brasil registrou uma alta de 25% no número de vagas na área de TI no ano passado, segundo pesquisa da Revelo, startup líder em recrutamento e seleção de profissionais de tecnologia na América Latina. Porém, dentro da base da RH Tech, que possui 1.5 milhão de candidatos cadastrados, apenas 32,4% têm fluência na língua inglesa. Além disso, cerca de 38,4% dos candidatos que declaram dominar a língua inglesa possuem nível intermediário de proficiência. Em âmbito nacional, dados do British Concil indicam que apenas 5% dos brasileiros têm algum conhecimento sobre o inglês.

Segundo a Diretora de Marketing e Experiência do Candidato da empresa, Juliana Carneiro, a aptidão (soft skill) é imprescindível para a atuação e, por falta de pessoas qualificadas neste quesito, sobram vagas nos segmentos. Os dados da Revelo também apontam que os níveis básico e intermediário empatam com 31% no perfil dos profissionais à disposição do mercado.

“A realidade ainda está bem longe do ideal que se espera do segmento. Muitas ferramentas usadas nas profissões que regem o segmento de tecnologia são universais, por isso demandam a utilização do inglês em sua base. Então, o profissional vai acabar esbarrando na necessidade de entender a língua, seja escrita ou falada”, explica Juliana.

Publicidade

A especialista em experiência do candidato ainda reforça: “sabemos que a tecnologia é uma área que está em constante atualização. Para acompanhar essas mudanças que ocorrem quase que diariamente, a nossa dica é estudar ininterruptamente e atentar-se às novidades do setor. A plataforma da Revelo permite que empresas encontrem candidatos aptos para compor seus times e quem tiver mais soft skill estará melhor posicionado”. Além disso, Juliana orienta que é importante não mentir no currículo sobre a aptidão para evitar desconforto e até demissões por justa causa.

Publicidade

Artigos recentes

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui