Mais

    SUV’s: Sucesso de vendas que pedem cuidados especiais

    Publicidade

    Sucesso de vendas no Brasil e no mundo, o SUV, segundo alguns historiadores automotivos, surgiu no mercado no ano de 1935. Trata-se do Chevrolet Carryall Suburban, o carro mais antigo em produção no mercado mundial, que possui espaço para nove passageiros, tem cinco metros de comprimento, e atualmente, está na sua 12ª geração.

    Durante a Segunda Guerra Mundial, o exército norte-americano pediu às montadoras que desenvolvessem um carro que permitisse trafegar em qualquer situação de terreno e clima e, com isso, foi desenvolvido o Jeep Willys. Após a guerra, muitos consumidores queriam utilizar o modelo para ir ao trabalho e para se aventurar nos finais de semana. A partir daí, o Jeep Willys Wagon passou a ser comercializado para atender esta demanda e assim nasceu a sigla SUV, a qual deriva do termo inglês Sport Utility Vehicle, que significa Veículo Utilitário Esportivo.

    Publicidade

    Desde que chegaram ao Brasil, os SUV’s conquistaram o coração dos brasileiros e, mês a mês, vêm batendo recordes de vendas. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – Fenabrave, no primeiro semestre de 2022, os modelos chegaram a 46,51% de participação no mercado, sendo que no ano passado, o segmento representava 39,4%. Para se ter uma ideia dessa paixão por essa categoria de veículos, dos 20 carros mais emplacados entre os meses de janeiro e junho deste ano, com base no balanço da Fenabrave, nove são SUV’s. Geralmente este segmento de veículo apresenta porte avantajado, além de um interior espaçoso e a possibilidade, em alguns modelos, de transitar dentro e fora das estradas convencionais.

    Mas algumas particularidades desse tipo de veículo, exigem atenções diferenciadas dos demais modelos. Os SUV’s, por serem preparados para rodar em diversos tipos de terrenos, geralmente possuem sistemas de suspensão mais robustos, por isso é preciso alguns cuidados. Evitar buracos e desníveis na pista é extremamente importante, pois muitos consumidores acreditam que pelo fato de terem suspensão mais altas e por terem um espaço interno maior, os SUV ‘s podem “encarar” qualquer tipo de obstáculo e transportar um maior volume de peso, mas isso não é verdade, pois estas condições podem prejudicar o sistema de suspensão do veículo.

    Alguns sinais são apresentados pelos SUV’s, quando os problemas e os desgastes aparecem, tais como: vibração no volante, instabilidades excessivas na direção, dificuldade nas curvas e nas freadas e o consumo irregular dos pneus, são alguns indícios de que o carro precisa de manutenção. “Determinados modelos realmente vêm preparados para enfrentar trechos ‘fora de estrada’, mas a grande maioria deles não estão prontos para isso. Conhecer os sinais de que o carro nos dá e estar em dia com as revisões e manutenções podem evitar problemas e gastos desnecessários”, avalia Emerson Salles, responsável pela Engenharia da DPaschoal.

    A maioria dos SUV´s saem das fábricas equipados com pneus para uso misto de alta performance, o qual se adapta a diversos tipos de terrenos e atende a demanda das principais montadoras.

    Publicidade

    As lojas DPaschoal, com 123 lojas instaladas em oito estados do Território Nacional, onde além de oferecer uma linha completa de pneus, também oferece como diferencial a revisão de segurança gratuita a seus clientes, o que certamente vai ajudar a diagnosticar possíveis problemas em toda a linha de SUV’s do mercado automobilístico brasileiro.

    Publicidade

    Artigos recentes

    Notícias Relacionadas

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui