sábado , 18 maio 2024
Ínicio Internet WhatsApp libera sua API Cloud para todas as empresas
InternetRedes Sociais

WhatsApp libera sua API Cloud para todas as empresas

1.2k

WhastApp Businesse API agora está disponível para todas as empresas, em todo o mundo. O anúncio foi feito no último dia 19 pelo CEO do Meta, Mark Zuckerberg, durante a live “Conversations”. Neste novo cenário, as empresas poderão integrar a API com seus sistemas e inserir o WhastApp como parte de sua estratégia de comunicação. A novidade vai ajudar especialmente os pequenos e médios negócios durante o atendimento ao cliente e até mesmo no fluxo do negócio.

Dados do anuário CX Trends 2022, realizado pela Octadesk em parceria com a Opinion Box, registrou que 57% dos usuários utilizam o WhatsApp para falar com a empresa após a compra. Na plataforma da Octadesk, principal plataforma de comércio conversacional e líder de atendimento do Brasil, que conta com mais de 3 mil clientes, desde janeiro de 2022 já registra mais de 200 milhões de mensagens pelo canal.

Rodrigo Ricco, empreendedor,  CEO da Octadesk e especialista em experiência do cliente, explica que a ferramenta oficial vai ajudar na manutenção do relacionamento com os clientes, principalmente para empresas que possuem grande fluxo de atendimento. “Com ela, é possível automatizar alguns processos, elaborar menus de atendimento e até personalizar respostas automáticas. Antes disso, o serviço estava limitado para um grupo de grandes empresas e era necessário solicitar a verificação de conta a um provedor oficial de parceiros do WhastApp, conhecidos como BSPs (Business Solution Providers)”.

Para o especialista, a democratização das funcionalidades ajuda a criar novos negócios. “Agora o Meta eliminou uma camada intermediária e está se conectando diretamente com as empresas. Com isso, todos terão acesso muito mais rápido aos lançamentos de produtos e atualizações da plataforma – o que não acontecia antes por conta dos parceiros que cuidavam dessa parte e tinham um tempo de adaptação”. Ricco também alerta para o momento desses parceiros. “Também existem as questões de desafios. Os parceiros começaram atendendo grandes empresas e agora precisarão se adaptar para a nova demanda lidando com pequenas e médias. Será necessário conhecer e estudar esse mercado. Enquanto grandes marcas realizam projetos customizados em diversas etapas, os pequenos empreendedores desejam soluções práticas, prontas e que ofereçam experiências de uso mais fluidas”.

Leia também: Leilão da Caixa tem 300 imóveis com descontos de até 85%

Com isso, segundo Ricco, esses parceiros precisarão investir em outras funcionalidades e entender que, além de conectar as pessoas, a realidade atual carece de meios que gerem valor como serviços de comunicação ominichannel e uso de bots. “Neste sentido, teremos uma entrega de valor mais rápida para as empresas, capaz de tomar melhores decisões e atender um número alto de clientes com menos custo”, finaliza Ricco.

Compartilhar

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Conteúdo Relacionado

Impacto da Internet das Coisas (IoT) na Gestão Operacional de Empresas: Oportunidades e Desafios

A Internet das Coisas (IoT) tem revolucionado a forma como as empresas...

Dia das Mães: cinco dicas para engajar conteúdos nas redes sociais e impulsionar vendas

O Dia das Mães é uma das datas mais lucrativas do comércio,...

7 estratégias de redes sociais para vender mais no Dia das Mães

O Dia das Mães é a segunda data mais importante para as...

Dia das Mães: 5 estratégias para alavancar vendas online

O bolso do consumidor online está cada vez mais disputado. Em 2023,...